top of page
Search
  • ABC Extintores

Como escolher um extintor de incêndio

“Que tipo de extintor eu preciso?” É uma pergunta que recebemos muito. Neste post, explicamos o sistema moçambicano para a classificação de incêndios e que tipo de extintor é adequado para qual classe de incêndio.


Para começar, é necessário identificar os tipos de incendio que podem ocorrer. Isso pode variar de objeto para objeto, seja uma casa, uma fábrica, um veículo, uma placa ou um escritório.


Em Moçambique, os incêndios são classificados nas classes A a E.


Classe A: incêndios que envolvam materiais combustíveis sólidos, como papel, madeira, carvão vegetal, têxtil e outros materiais que deixam cinzas quando queimados.


Classe B: incêndios que são alimentados por líquidos inflamáveis, como derivados de petróleo, tintas, óleos vegetais, álcool etc.


Classe C: incêndios envolvendo gases inflamáveis, como butano e propano.


Classe D: são incêndios em metais combustíveis, como aparas e pós de magnésio e alumínio.


Classe E: incêndios envolvendo materiais inflamáveis ​​das classes A a D na presença de corrente elétrica.


Existem diferentes tipos de extintor de incêndio para diferentes classes de incêndio. Os extintores de pó químico seco (DCP) são adequados para incêndios das classes A, B, C e E. Seu uso em equipamentos eletrônicos sensíveis, como computadores, não é recomendado. Nesses casos, seria melhor usar um extintor de dióxido de carbono (CO2).


Os extintores de CO2 são indicados para uso na presença de corrente elétrica e também podem ser usados ​​na extinção de incêndios que envolvam líquidos e gases inflamáveis ​​(incêndios de classe B e C).


Extintores de água são adequados para incêndios de classe A e extintores de espuma são indicados para incêndios de classe B. Extintores de água e espuma não devem ser usados ​​na presença de energia elétrica.


Areia ou outros materiais inertes como grafite, devem ser usados ​​para extinguir incêndios da classe D. Não é permitido o uso de extintores de água, espuma ou dióxido de carbono em incêndios da classe D.


Em caso de dúvida, entre em contato com a ABC Extintores em 84 6751517 para uma avaliação gratuita do local em Maputo e Matola.


Para receber mais artigos como este no seu email, subscreva a nossa Newsletter.

317 views0 comments
bottom of page